Manifestação faz quatro mortos no centro-oeste da Côte d'ivoire.

coteddivoreQuatro pessoas morreram em Gagnoa, (centroeste da Côte d'Ivoire), na sequência de confrontos entre forças da ordem e contestadores da dissolução, há uma semana, do Governo e da Comissão Eleitoral Independente (CEI) pelo chefe do Estado, Laurent Gbagbo, soube a imprensa de fontes seguras.

A polícia empurrou os manifestantes e disparou com balas reais contra a multidão e várias pessoas também ficaram feridas gravemente, indicam as mesmas fontes.

Há uma semana, manifestações iniciadas pelos militantes da Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e Paz (RHDP, oposição) reclamando pela reabilitação da CEI e do seu presidente, Robert Mambé, decorriam no país.

Nalgumas cidades do interior, incluindo Abengourou, Dimbokro, Bondoukou, os contestadores marcharam e destruiram escritórios das sub-prefeituras ou sedes da Frente Popular Ivoiriense (FPI, partido no poder), mas foram dispersos pelas forças da ordem.

Em Abidjan, nalguns concelhos, Marcory, Abobo, Koumassi, Plateau e Cocody, pneus e autocarros foram queimados por uma multidão furiosa da oposição ao passo que as populações receiam pela retomada das hostilidades susceptíveis de afundar novamente o país no caos.