Televisão namibiana prepara em Angola documentário sobre independência.

AngSoldadosUma equipa de jornalistas da televisão estatal namibiana, a "Namibian Broadcasting Corporation (NBC)", está actualmente em Angola para realizar filmagens visando produzir um documentário sobre a história pela independência da Namíbia, revelou quinta-feira a Agência Angolana de Notícias (ANGOP).

As filmagens vão privilegiar os locais que anteriormente serviram de bases ao movimento guerrilheiro namibiano e actual partido no poder, SWAPO (Organização dos Povos do Sudoeste Africano).

Para o efeito, a equipa envolvida na operação vai deslocar-se, para além da capital do país, Luanda, a várias outras localidades do interior de Angola que albergaram as bases da SWAPO durante a luta pela independência da Namíbia.

Entre as áreas do interior de Angola a serem visitadas, figuram as de Cabuta, na província centro-costeira do Kwanza Sul; Cassinga e Lubango, na província da Huíla (sul); e Ondjiva, no Cunene, também no sul do país.

A equipa, que já se deslocou a Ndalatando, capital da província do Kwanza Norte situada no norte do país, é chefiada pela produtora de programas da NBC, Kandali Nangolo Paulus, que defende a necessidade de se divulgar a contribuição prestada por Angola à luta pela independência da Namíbia.

Enquanto movimento guerrilheiro então liderado por Sam Nujoma, que veio a ser o primeiro Presidente da Namíbia independente, a SWAPO manteve várias bases militares nas diferentes províncias de Angola a partir das quais preparou e conduziu a sua luta de libertação contra o regime sul-africano do Apartheid.

No entender de Kandali Paulus, é importante dar a conhecer aos Namibianos, "tanto os que andaram aqui, em Angola, como os que nunca cá estiveram, os factos e os locais que propiciaram a independência do país, visando o estreitamento dos laços de irmandade entre os dois povos".

Para ela, Namibianos e Angolanos bem como o mundo em geral precisam todos de saber "como a Namíbia conquistou a independência, de onde partiu, e fazer reflexões sobre a luta armada contra a dominação do governo segregacionista sul-africano".

Na província do Kwanza Norte, a equipa da televisão namibiana deslocou-se à antiga base de Dalagando, na localidade de Zavula, situada a 25 quilómetros a sul de Ndalatando, onde, para além de recolher depoimentos, realizou filmagens àquele ex-acampamento da SWAPO aí instalado na década de 1980.

Esta iniciativa enquadra-se nos festejos do 20º aniversário da independência daquele país, a assinalar-se a 20 de Março corrente.

A SWAPO lançou a sua guerra de guerrilha contra as forças ocupantes da Namíbia em 1966, mas só em 1988 o Governo sul-africano aceitou pôr fim à sua administração do território, em conformidade com um plano de paz das Nações Unidas, antes de a independência do país ser formalmente declarada em 1990.