Possivel descoberta de petróleo em Moçambique

petroleo_mozPossivel descoberta de petróleo em Moçambique pode reacender chamas de conflito teme investigador moçambicano.

Moçambique tem intensificado os contratos com empresas de exploração petrolífera e acredita-se que está para breve a extracção de petróleos dos mares moçambicanos.

O Ministro dos recursos naturais de moçambique Abdul Razak garante que o petróleo não será motivo de conflito e que o país está a produzir uma série de leis e a fortalecer os seus sectores administrativos para lidar com o mesmo quando a produção começar.

Nesta altura faz-se prospecção e há um mês foi descoberto mais uma bacia de gás natural na localidade de Rivumo. O governante falou que a relação com a sociedade civil é boa e a mesma tem ajudado neste árduo trabalho


Já o membro do centro de integridade pública, investigação, monitória e advocacia na industria extractiva, Tomás Celimane, prevê dias piores para Moçambique uma vez que o uso dos benefícios do ás que é transformado na África do sul tem sido duas vezes mais caros para os moçambicanos que fornecem. Celimane fala em falta de transparência do governo e contraria o vice ministro dos recursos naturais no que se refere a boa relação entre governo e sociedade cívil.

Ainda em Moçambique o Cientista Político Inge Amundsen considerou que a corrupção política é um mal que afecta a transparência em Angola.