Ex-presidente da República Democrática do Congo Jeam Pierre Bemba senta-se como réu no tribunal penal internacional de Haia.

bembaO julgamento do ex-presidente da República Democrática do Congo começou hoje no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia.

Bemba enfrenta cinco acusações de assassínio, violação e pilhagem cometidos alegadamente na República Centro Africana entre 2002 e 2003.

Na altura, o acusado dirigia o Movimento de Libertação do Congo (MLC), cujos membros foram os presumíveis autores daqueles crimes.

Bemba, de 47 anos, foi detido em Maio de 2009 pelas autoridades belgas em cumprimento de um mandado de captura internacional e foi transferido em Julho para o TPI. Desde então, permanece no centro de detenção de Scheveningen, nos arredores de Haia.

Em Agosto último, um departamento do TPI decretou que Bemba fosse posto em liberdade condicional, mas o auto foi anulado em Dezembro pela câmara de Recurso do mesmo Tribunal. Os magistrados alegaram existir risco de fuga do acusado.

A decisão de concessão de liberdade condicional enquanto esperava pelo julgamento foi tomada com base na situação familiar - é casado e tem cinco filhos - e na cooperação demonstrada até ao momento com o Tribunal.