Cabo-verdiano vence premio lusófono Camões de literatura.

premiocamoesO escritor cabo-verdiano Arménio Vieira foi hoje distinguido, em Lisboa, com o Prémio Camões 2009.

Presentes na cerimónia estiveram os presidentes de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e do Brasil, Lula da Silva, que enalteceram a obra desta figura maior da literatura de língua portuguesa.

Arménio Vieira é o primeiro cabo-verdiano a receber o Prémio Camões. Nasceu na cidade da Praia, Cabo Verde, em 1941, e além de escritor é jornalista.

O vencedor do Prémio Camões/2009, o escritor e poeta cabo-verdiano Arménio Vieira, disse que, a título pessoal, já esperava «ganhar» mas sublinhou que era ainda cedo para um autor de Cabo Verde ser distinguido.

«A título pessoal, eu esperava o prémio. Mas por causa de ser Cabo Verde, admiti que fosse ainda um bocado cedo. É pequeno em relação à imensidão do Brasil, que tem centenas de escritores óptimos. E Portugal também. Seria muito difícil Cabo Verde apanhar o prémio», disse visivelmente emocionado.

«É uma honra pessoal. Eu é que sou o autor dos livros que ganharam o prémio, porque é atribuído à obra e não à pessoa. Acho que é uma honra para Cabo Verde. Histórico. Cabo Verde nunca tinha ganho. Desta vez lembraram-se do nosso pequeno país», acrescentou Arménio Vieira.

Oiça o trabalho do João Carlos apartir de Portugal