Angola e Congo cooperação

ang-congo_1Vários instrumentos jurídicos, relativos aos acordos de cooperação bilateral a nível institucional e empresarial, envolvendo sectores públicos e privados, foram assinados nesta quinta-feira, em Luanda, por delegações de Angola e do Congo Brazaville.

Os acordos, assinados no final da VI sessão da comissão bilateral Angola-Congo, referem-se à promoção e protecção recíproca de investimentos, transferência recíproca de imóveis urbanos entre os dois países, cultura e artes, bem como o processo verbal da VI sessão da Comissão Bilateral Angolano-Congolesa.

Por outro lado, as duas delegações identificaram como áreas de interesse para a cooperação prioritária os transportes, finanças, pescas, equipamento e obras públicas, comércio, ensino primário, secundário e superior, agricultura e desenvolvimento rural, telecomunicações, energia, saúde, geologia e minas, ciência e tecnologia.

Foram ainda identificadas as áreas de descentralização e segurança, pequenas e médias empresas, desportos, economia, promoção da mulher, comunicação social, justiça e diplomacia.

Durante o encontro, as duas delegações consideraram fundamentais a cooperação institucional e empresarial envolvendo sectores públicos e privados, no âmbito do relançamento e reforço da cooperação bilateral, de forma a exprimir o entendimento e propósitos comuns que anima os dois povos e governos.

Neste contexto, as delegações de Angola e República do Congo procederam de igual modo à assinatura do Memorando de Entendimento no domínio do transporte aéreo.

A República de Angola e a República do Congo Brazaville estiveram reunidas desde o dia 08 do corrente mês, na VI Sessão da Comissão Bilateral, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação existentes entre os dois países, no âmbito do tratado de amizade e cooperação, assinado aos 24 de Setembro de 1976.

A VI Sessão da Comissão Bilateral entre os dois países terminou hoje (10), na capital do país.

A delegação congolesa, que regressa sábado, foi encabeçada pelo ministro do Interior congolês, Raymond Zéphirin Mboulou.