Angola entre países com a mais baixa taxa de acesso a água potável

aguaAngola está entre os países com a mais baixa taxa de acesso a água potável a nível da região Austral do continente africano.

O este grupo de países que mais preocupam o secretariado da Comunidade de desenvolvimento da África Austral para água, juntam-se também Moçambique e a República Democrática do Congo.

O Engenheiro Miguel Dória do Secretariado da SADC para água, julga que o executivo angolano deve fazer melhor gestão dos seus recursos hídricos para reduzir os níveis de dificuldade da população de acesso à água de qualidade.

A água e o saneamento básico são dois factores ambientais chaves para a qualidade da vida humana, e fazem parte dos oitos principais objectivos de desenvolvimento do milénio, pactuados por 191 países membros da ONU.

O Engenheiro do Secretariado da SADC para água defende a injecção de mais recursos financeiros para os projectos de abastecimentos de água potável às populações;

Embora esteja em curso o Projecto água para todos, nas zonas rurais 67% dos cidadãos não consomem água potável.

O referido projecto prevê que até 2012 o precioso líquido precioso chegue em todos os cantos do território nacional, atingindo uma cobertura de pelo menos 80% da população, mas o Secretário de Estado das águas mostra-se preocupado e fala da necessidade de mobilização de mais recursos.

Não obstante a isto, Luís Filipe da Silva acredita no alcance dos objectivos do milénio, no que ao líquido precioso diz respeito.

O responsável falava a margem das 14ªs jornadas técnico-científicas da FESA- Fundação Eduardo dos Santos, que decorrem de 21 à 24, no palácio dos congressos, sob o lema Água como factor de desenvolvimento.