ANC em reunião de redefinição estratégica

ancO partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africanos (ANC) está desde a manhã de hoje (segunda-feira) reunido em Durban (este) para redefinição da estratégia política do partido

Mais de 2.800 militantes vestidos de verde e ouro - as cores do ANC - afluíram a cidade portuária para uma semana de debates, visando redefinir a estratégia do partido.

O chefe de Estado, também usava uma T- shirt amarela, cantou com os seus compatriotas o hino nacional e dançou canções da luta contra o apartheid .

Jacob Zuma deve apresentar um"relatório político" para servir de quadro de discussão, que cingir-se-á sobre um projecto controverso de tribunal dos médias, sobre os apelos à nacionalização das minas do país e à reforçar o controlo de mudanças.

Para além dos debates de fundo, o Congresso poderá revelar as tensões crescentes no seio de um partido que tira a sua legitimidade da luta contra o regime racista e que reuniu também milhares milionários liberais como comunistas.

Para alguns analistas, o presidente Zuma, que chegou ao poder com o apoio da ala esquerda do partido e dos sindicatos, não mudou a política económica do seu governo desde a sua chegada.