Blaise Compaoré reeleito com 80,2% dos votos no Burkina Faso

bleaseO presidente cessante do Burkina Faso, Blaise Compaoré, no poder desde 1987, foi reeleito com 80,2 por cento dos votos nas eleições presidenciais, realizadas domingo, segundo resultados provisórios hoje(sexta-feira) divulgados pela comissão eleitoral.

Compaoré, 59 anos, foi reeleito na primeira volta do ato eleitoral com mais de 1,3 milhões de votos, segundo afirmou o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente, Moussa Michel Tapsoba, numa cerimónia pública em Ouagadougou.

O Presidente cessante, que deveria ter exercido teoricamente o seu último mandato, conquistou nas últimas eleições presidenciais, realizadas em 2005, cerca de 80,35 por cento dos votos.

Nas eleições de domingo, os dois principais adversários políticos de Compaoré, o deputado municipal de Dori (norte) Hama Arba Diallo e o líder da oposição Bénéwendé Stanislas Sankara, conquistaram uma pequena percentagem de votos, 8,18 por cento e 6,34 por cento, respectivamente.

O Burkina Faso, que continua a ser um dos países mais pobres do mundo, tem uma população total de cerca de 16 milhões de habitantes, mas só 3,2 milhões estavam registados como eleitores.