Moçambique cerca de 231 casos de tráfico de menores em dois anos

moambiqueAs autoridades moçambicanas registaram 231 casos de tráfico de menores desde 2008, mas admitem que os números fiquem aquém da realidade, por falta de um banco de dados fiável.


O número foi avançado num colóquio sobre direitos da criança, realizado na semana passada em Maputo, citado pelo jornal Notícias.

Dos 231 casos, 141 foram da alçada da Brigada Central Anti-Tráfico e desses apenas 28 foram resolvidos.


Ainda segundo a mesma fonte, a Linha Fala Criança registou de Novembro de 2009 a Junho deste ano, mais 75 casos de tráfico de crianças. Na fronteira de Ressano Garcia, com a África do Sul, foram registados 15  casos desde 2008.

Em Moçambique, os casos mais comuns de tráfico de crianças prendem-se com promessas falsas, venda das crianças para pagamento de dívidas e rapto.

"Normalmente, as pessoas traficadas são sujeitas a abusos, físico, sexual e/ou psicológico. Vezes sem conta são submetidas a exploração laboral, doméstica, agrícola, prostituição de rua ou em locais fechados (bares e clubes), pornografia, casamento prematuro e forçado, bem como acabam sendo mortas", diz o Notícias.

Em Moçambique o tráfico de crianças dá-se segundo três tendências: das zonas rurais para as urbanas mais próximas, destas zonas urbanas para as grandes cidades de Maputo, Nampula e Beira, e de Maputo para a África do Sul.


Na passada segunda-feira, em Pretória, Aldina dos Santos, uma moçambicana que está a ser julgada por tráfico de crianças, reconheceu pela primeira vez que aliciou e transportou três meninas de Moçambique para a África do Sul.

Aldina dos Santos, Diana, que está desde 2008 a ser julgada, negou no entanto que tenha submetido as meninas a um negócio de exploração sexual.