Assembleia-geral da ONU reconhece vitória de Ouattara na Costa do Marfim.

ONUmarfimGrupo armado impediu o enviado especial das Nações Unidas de visitar um local onde poderá existir uma vala comum.

A assembleia geral das Nações Unidas reconhece Alassane Ouattara como Presidente legítimo da Costa do Marfim, depois de ter vencido as eleições de Novembro.

Entretanto, o Banco Central dos Estados da África Ocidental congelou os fundos ao Presidente cessante Laurent Gagbo.
É mais uma forma da comunidade internacional  pressionar Laurent Gagbo, que se recusa a abandonar o poder depois de perder as eleições presidenciais. A violência pós-eleitoral no país já provocou a morte de pelo menos 173 pessoas.
Esta quinta-feira um grupo armado impediu o enviado especial das Nações Unidas para a Costa do Marfim, Choi Young-Jin, de visitar um local onde poderá existir uma vala comum.
Desde o início da semana que falharam todas as tentativas para visitar aquela zona da cidade de Abidjan. Esta quinta-feira, o próprio Choi Young-Jin tentou lá ir, mas também não conseguiu chegar ao local.

“Fui lá e, quando estava para iniciar as conversações, veio um grupo de jovens armados, montados em carrinhas de caixa aberta e com lança rockets apontados para nós. Tivemos que tomar uma decisão e decidimos voltar para trás, mas vamos continuar a tentar chegar ao local para verificar o que lá se passa”, garante o diplomata das Nações Unidas.

Fonte:RR