São Tomé Eleições presidenciais marcadas para 17 de Julho

fm12132540O presidente são-tomense, Fradique de Menezes, marcou para o próximo dia 17 de Julho de 2011 a data para a realização das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

A data foi marcada através de um decreto presidencial de apenas um parágrafo, divulgado esta noite.

Fradique de Menezes decidiu, desta vez, alterar os procedimentos e marcou as eleições sem ouvir a Comissão Eleitoral Nacional são-tomense, que se confronta com problemas financeiros para realizar o recenseamento eleitoral na diáspora.

O porta-voz da comissão, contactado pela agência Lusa, confirmou que "não houve nenhum encontro nem contacto [prévio] da comissão eleitoral com o Presidente da República", sublinhando: a marcação das eleições "colheu-nos de surpresa".

João Ramos indicou ainda que a comissão eleitoral previa que o escrutínio se realizasse "entre finais de Julho e a primeira semana de Agosto", sublinhando, entretanto, que "isto [marcação de eleições] é um direito que lhe assiste".

"Agora temos que trabalhar com esta data", adiantou o porta-voz, acrescentando que "a comissão eleitoral vai analisar o decreto presidencial na próxima reunião plenária".

Disse ainda João Ramos que cabe aos deputados da Assembleia Nacional a decisão de encurtar os prazos previstos por lei para permitir que a data fixada pelo chefe de Estado se coadune com o nível de avanço dos trabalhos da comissão eleitoral.

Recorde-se, entretanto, que o presidente de São Tomé e Príncipe sempre insistiu que pretende deixar o poder no dia 03 de Setembro.