Cimeira da SADC encerra com recados do novo presidente aos países membros

 

zdCai o pano em torno da 31ª cimeira dos chefes de estado e de governo da Comunidade de desenvolvimento da África Austral SADC que Luanda acolheu nos dias 17 e 18 do corrente mês. A cimeira que decorreu sob lema "A consolidação das bases da integração regional e o desenvolvimento das infra-estruturas para facilitar as trocas comerciais e a liberalização económica" abordou dentre vários assuntos a situação política e de segurança na região, análise da situação financeira da organização e a abordagem de alguns assuntos específicos dos quais destacamos a forma como a organização sub-regional está em relação ao processo relativo ao desenvolvimento e consolidação da integração económica.

No seu discurso de encerramento, o presidente da SADC, traçou a grandes linhas de força da organização durante o seu consolado.

 

Ao discursar no encerramento da 31ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, José Eduardo dos Santos disse que a organização, durante o mesmo período, vai proceder à revisão do Plano Indicativo de Desenvolvimento Regional.

 

A presidência angolana vai igualmente implementar uma estratégia de financiamento do Fundo de Desenvolvimento Regional e a sua operacionalização para a preparação e desenvolvimento de projectos de infra-estruturas. Consta também das prioridades implementar o Observatório Regional da Pobreza da SADC, o incremento do combate e controlo das doenças transmissíveis, nomeadamente o VIH/Sida, malária e tuberculose.

Materializar programas para a gestão conjunta de recursos naturais transfronteiriços, com ênfase para as áreas de conservação transfronteiriças, e conceber um programa de desenvolvimento industrial são outras das prioridades.

Angola propõe-se também implementar o Centro de Coordenação de Pesquisa Agrícola e Desenvolvimento e contribuir para a resolução pacífica dos conflitos remanescentes na região e para a consolidação da paz, da segurança e dos direitos humanos e da democracia a nível da região. O Presidente José Eduardo dos Santos propôs igualmente o estabelecimento de metas nacionais fundamentais nos países da comunidade para a convergência em aspectos como a industrialização, diversificação produtiva e balcanização das economias.

 

Ainda nesta cerimónia que reuniu mais de 600 convidados, entre delegados, ministros e Chefes de Estado e de Governo discursou também o presidente cessante da SADC Lukas k Pohamba que falou dos avanços da região no que á redução da pobreza diz respeito.

 


Lukas Pohamba falou também do elevado nível de desemprego em alguns países da região que atinge maioritariamente a camada jovem, por isso apelou aos chefes de estado e do governo a tomarem medidas imediatas.

 

Sendo que o presidente de Moçambique Armando Guebuza considerou que Luanda deu, nesta cimeira, um grande contributo aos valores fundamentais e a integração da região. Quem também discursou nesta cimeira foi Jean Ping Presidente da Comissão da União Africana que apelou a um esforço conjunto dos chefes de estado para o combate á pobreza e a recuperação das infra-estruturas no continente.

 

Quanto a situação prevalecente na Somália, o secretário executivo da SADC, Tomas Salomão encorajou a todos os estados membros a providenciarem abastecimentos e provisões de assistência humanitária para o povo Somali. A cerimónia foi ainda marcada com a assinatura de vários acordos de cooperação nos domínios das Finanças, Infra-estruturas e Luta Contra Branqueamento de Capitais também marcaram a cimeira. Por Angola, rubricou os documentos os ministro das Relações Exterior, Georges Chikoti.

 

O encerramento da XXXI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com a participação de mais de 600 convidados, com destaque para deputados, líderes religiosos, membros do corpo diplomático acreditado em Angola, representantes de partidos políticos e membros da sociedade civil.