SADC propõe roteiro de paz na crise malgaxe

malgaCom a assinatura do roteiro de paz para Madagáscar proposto pela SADC abre-se o caminho para normalidade constitucional naquele país insular banhado pelo Índico. O acordo, assinado no sábado, em Antananarivo, vem dar maior confiança ao até então enevoado cenário político malgaxe e resolver o impasse político que privou o país do apoio da comunidade internacional desde 2009.

O roteiro de paz, que foi assinado pelos principais partidos - excepto o do ex-presidente Didier Ratsiraka - confirma Andry Rajoelina como presidente de facto de Madagáscar e estabelece o compromisso de realização de eleições dentro de 12 meses. O acordo permite ainda o "regresso incondicional" do ex-presidente Marc Ravalomanana, que se encontra exilado na África do Sul.

Segundo J.A. O regresso de Marc Ravalomanana foi uma exigência da oposição e também um dos motivos da pressão da comunidade internacional sobre Andry Rajoelina, que insiste entretanto em que o regresso aconteça apenas quando o país estivesse estabilizado. Ravalomanana considerou um "passo enorme" a assinatura do roteiro da SADC, e fez questão de anunciar o seu regresso ao Madagáscar, "sem rancores nem temores", já a pensar na candidatura às próximas eleições presidenciais.


As declarações da ministra da Justiça, Christine Razanamahasoa, feitas recentemente à Reuters, segundo as quais Ravalomanana seria preso ao regressar do exílio na África do Sul, passaram ao absurdo. Recorde-se que Ravalomanana foi julgado à revelia e condenado à prisão perpétua por um tribunal malagaxe.

Defensor da solução pacífica e negociada de diferendos, como comprova a forma como liderou o processo de paz em Angola, pondo fim em 2002 a mais de três décadas de conflito armado, o Presidente angolano estende as felicitações, pelo êxito nas negociações, a todas as partes envolvidas.

A assinatura do roteiro de paz para o Madagáscar acontece pouco menos de um mês depois de Angola assumir a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). A reunião que viabilizou a assinatura do roteiro de paz vem na sequência de uma recomendação da 31ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada em Luanda, em 17 e 18 de Agosto, que propôs uma reunião com as partes malgaxes para se discutir a situação política naquele país insular.

O acordo designa Andry Rajoelina presidente de transição, com competência para criar instituições que se encarregarão de gerir o processo de realização das eleições livres e justas em Março de 2012.


Uma outra cláusula do acordo implica o regresso incondicional de todos os líderes exilados, incluindo o ex-presidente Marc Ravalomanana, que está exilado na África do Sul.

Segundo ainda o roteiro de paz proposto pela SADC, para garantir o correcto funcionamento do governo, o presidente de transição deve nomear um primeiro-ministro e outras autoridades, de uma lista proposta por todos os signatários do acordo. A Comissão Eleitoral Nacional Independente deve ser renovada, segundo o acordo.