Kabila promete fazer de chefes tradicionais parceiros na reconstrução da RD Congo.

kabilaO Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, prometeu fazer dos chefes tradicionais da RD Congo e das suas associações "verdadeiros parceiros" na missão de reconstrução e modernização do país.

Kabila falava no termo da terceira conferência dos chefes tradicionais organizada quarta e quinta-feiras em Kikwit, na província do Bandundu, no sudoeste do país.

O chefe de Estado instou os chefes costumeiros a bem enquadrar os seus administrados para participar maciçamente na designação dos dirigentes capazes de enfrentar o desafio da reconstrução e da modernização da RD Congo, para fazer do país uma potência regional no centro do continente africano.

Ele justificou a sua participação nesta reunião pelo interesse que atribui à reabilitação do poder costumeiro como prevista pela Constituição, antes de exprimir o desejo de fazer dos chefes costumeiros verdadeiros atores do desenvolvimento básico, de maneira a revolucionar o mundo rural.

Além disso, os chefes costumeiros asseguraram ter aderido à política de agrupamento voluntário e por afinidade das aldeias, de maneira a permitir a sua modernização graças à construção das infraestruturas básicas.

Eles comprometeram-se a mobilizar as suas populações para o regresso ao trabalho da terra com vista a lutar contra a pobreza.