Diva de Cabo-verde vai a enterrar na sua terra natal

cesaria-evoraO funeral de Cesária Évora é amanhã à tarde no Mindelo, ilha de São Vicente, terra natal da cantora cabo-verdiana, informou a família.

A urna contendo os restos mortais de "Cize" é conduzida ao Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, onde permanece em câmara ardente até à hora da partida para o cemitério, às 16h00 horas.

O Governo decretou dois dias de luto nacional, que entrou em vigor à meia-noite de ontem.

Em memória da cantora, a bandeira vai estar em meia haste em todo o território nacional, embaixadas, consulados e outras representações de Cabo Verde no exterior.

O Governo decidiu ainda conceder tolerância de ponto na ilha de São Vicente no dia do funeral.

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, lamentou sábado, em Lisboa, a morte de Cesária Évora, que considerou ser um "símbolo eloquente da música e da alma de Cabo Verde", noticiou a Lusa.

Segundo o J.A. Em comunicado divulgado no "site" da Presidência da República, Cavaco Silva sublinhou que Cesária Évora foi uma "artista singular, que tão bem soube exprimir a cultura e a tradição musical da sua terra, muito para além das fronteiras da Língua Portuguesa".

E na Internet continuam as mensagens de condolências a família da Diva dos pés descalços, o Michael Jackson de Cabo-Verde Gil Semedo diz que: Descansa em paz Cesária Évora, Nha condolencia pa familia, amigos e fans. Cabo Verde e nos mundo di musica dja perdi um grandi embaixadora di nos cultura.

Em outra nota Vado Semedo dá força e encoraja a família da malograda a enfrentar o trágico acontecimento: Força e coragem pa nos tudo, principalmente pa se familia e colegas. Descansa em paz Cesaria, tudo gloria pa bo!

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, 70 anos, morreu sábado no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira. A notícia foi confirmada à Lusa pelo director clínico do hospital, Alcides Gonçalves, que explicou que a morte ocorreu cercadas 11h20, por "insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada".