Ban condena 'odioso' filme contra Islão

Ban condena 'odioso' filme contra Islão

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou nesta quinta-feira o "odioso" filme anti-islâmico que tem provocado numerosas manifestações em países muçulmanos.

Ban está "profundamente perturbado" com a erupção da hostil violência contra os Estados Unidos na Líbia e em outros países do Oriente Médio provocada pelo filme, que ridiculariza a vida do profeta Maomé, revelou a porta-voz da ONU Vannina Maestracci.

"Nada justifica estes assassinatos e ataques. Ban condena o odioso filme que aparenta ter sido deliberadamente feito para semear o fanatismo e o derramamento de sangue", acrescentou Maestracci.

"Neste tempo de tensões crescentes, o secretário-geral pede calma e moderação, e destaca a necessidade de diálogo, respeito mútuo e entendimento", disse a porta-voz.

Os protestos contra o filme começaram na terça-feira, no Egito e na Líbia, onde um ataque ao consulado dos EUA em Benghazi matou quatro funcionários, incluindo o embaixador Chris Stevens.

Nesta quinta-feira, quatro pessoas morreram em confrontos entre a polícia e manifestantes nos arredores da embaixada dos Estados Unidos no Iêmen.