Brasil critica política monetária dos Estados Unidos

Brasil critica política monetária dos Estados Unidos

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, criticou duramente nesta terça-feira a política dos Estados Unidos, que segundo ele "pode provocar muitos problemas aos países emergentes".

Após uma reunião em Paris com o ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici, Mantega criticou as recentes medidas do Fed (Federal Reserve, banco central americano), que anunciou na semana passada um programa adicional de estímulo à economia.

"Nos preocupa, porque não acreditamos que isto resolva em grande medida os problemas dos Estados Unidos, mas vai provocar problemas para os países emergentes", disse Mantega.

Segundo o ministro brasileiro, a desvalorização da moeda americana fará o Brasil perder dinheiro, já que o país tem muitas reservas em dólares.

"Com a desvalorização do dólar, perdemos competitividade", completou.

Para Mantega, os Estados Unidos devem executar uma reativação orçamentária, mais do que monetária.

"Sei que eles têm problemas políticos neste momento e pode ser que depois das eleições (presidenciais, em novembro) mudem de estratégia", afirmou.

Guido Mantega já criticou no passado a grande emissão monetária nos Estados Unidos e seus efeitos negativos para os países emergentes, chegando inclusive a citar a ameaça de uma "guerra cambial".