Guantánamo: EUA publica lista de presos para transferência

Guantánamo: EUA publica lista de presos para transferência

O departamento de Justiça dos Estados Unidos publicou nesta sexta-feira uma lista com 55 dos 167 detentos da prisão de Guantánamo que tiveram sua transferência autorizada desta polêmica prisão, que o presidente Barack Obama prometeu fechar.

A lista enviada à AFP inclui o último britânico preso em Guantánamo, Shaker Aamer, cuja transferência é solicitada pelas autoridades em Londres desde 2010.

As organizações de defesa dos direitos humanos celebraram imediatamente a publicação da lista e a União Americana de Defesa das Liberdades (ACLU) qualificou de "vitória parcial da transparência que deve incitar à ação".

"Estes homens permanecem há três anos na prisão após nosso Exército e as agências de inteligência admitirem que deveriam ser libertados", destacou Zachary Katznelson, advogado da ACLU. "Já é hora de libertar e reintegrar estes homens injustamente detidos".

Suzanne Nossel, diretora da Anistia Internacional nos Estados Unidos, afirmou que "estes 55 detidos devem ser imediatamente transferidos para fora de Guantánamo, incluindo a outros países que respeitem seus direitos".

O Centro para os Direitos Constitucionais (CCR) comemorou "a publicação desta importante informação, que desmente finalmente o mito de que os ainda detidos em Guantánamo são perigosos demais para serem libertados".