Romney busca dar impulso à sua campanha

Romney busca dar impulso à sua campanha

O candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Mitt Romney, dedicará todas as suas forças a dar impulso à sua campanha esta semana, após alguns dias complicados e salpicados de escândalos que diminuíram suas chances de chegar à Casa Branca.

Na próxima terça-feira faltarão seis semanas para as eleições e o ex-governador de Massachusetts está atrás do presidente Barack Obama, tanto nas pesquisas de opinião nacionais como em oito dos nove estados cruciais que certamente decidirão o pleito em novembro.

Os esforços por diminuir a distância perante Obama, que saiu muito fortalecido da Convenção Nacional Democrata no começo do mês, não foram tão eficazes como se esperava nas fileiras republicanas por causa de uma série de erros de campanha.

Após se precipitar na avaliação sobre a resposta de Obama ao filme anti-islâmico, que deu origem a uma série de protestos no mundo muçulmano, Romney deu um vexame público com a difusão de um vídeo gravado sem seu conhecimento no qual tachou quase a metade do eleitorado de "vítimas" por dependerem de ajuda do governo.

"A campanha de Romney precisa dar uma reviravolta", escreveu na sexta-feira a respeitada colunista conservadora Peggy Noonan. "Esta semana a chamei de incompetente, mas só porque estava sendo educada. O que queria dizer era 'calamidade constante'", acrescentou.

O sério esforço de Romney por reerguer sua campanha começa na noite deste domingo, em um ato eleitoral no Colorado, antes de viajar para o leste, aos estados chave de Ohio e Virgínia, após os quais seguirá para Nova ork, onde dará um discurso na Clinton Global Iniciative.

Ali tentará trazer de volta a mensagem para a economia - já que o presidente Obama é mais vulnerável a críticas contra as altas taxas de desemprego dos Estados Unidos - e se apresentar como um dirigente fiscal mais prudente que pode levar o país para um futuro mais brilhante.

Seu companheiro de chapa, Paul Ryan, começa na segunda-feira um giro para promovoer o "Plano de Romney para uma classe média mais forte" no cinturão do empobrecido Ohio, onde algumas pesquisas de opinião falam de uma desvantagem de quatro pontos percentuais com relação a Obama.

No entanto, um dos testes decisivos ocorrerá na terça-feira, 2 de outubro, quando Romney estiver frente a frente com Obama no primeiro dos três debates presidenciais transmitidos pela TV, que normalmente se apresentam como a última grande oportunidade de virar ou consolidar pesquisas de opinião a favor de um ou outro candidato.

AFP