Resolução para um Estado palestino não-membro da ONU antes do fim do ano

Resolução para um Estado palestino não-membro da ONU antes do fim do ano

A resolução para elevar a representação da Palestina ao nível de Estado não-membro da ONU será apresentada depois da eleição presidencial americana de 6 de novembro, mas antes do final do ano, indicou nesta sexta-feira um dirigente da OLP.

"Iniciamos consultas sobre o conteúdo do texto que será apresentado à Assembleia Geral elevando o estatuto palestino ao de Estado observador", declarou Hanan Achraui, membro do Comitê Executivo da Organizaação da Libertação da Palestino (OLP), em coletiva de imprensa em Ramalah, Cisjordânia.

"A maioria das pessoas conta que as consultas estarão terminadas até o fim do ano. Outras sugerem que fixemos para o dia 29 de novembro, dia da Jornada Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino", precisou Hanan Achraui, no dia seguinte em que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, lançou na Assembleia Geral da ONU uma campanha para elevar o status palestino, mostrando-se "confiante" no apoio internacional a essa demanda.

Abbas, que foi recebido com uma longa ovação, espera que "a Assembleia Geral adote uma resolução considerando o Estado da Palestina como um Estado não-membro das Nações Unidas durante esta sessão".