Evo Morales afirma que o Chile é um perigo para a região

Evo Morales afirma que o Chile é um perigo para a região

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou na noite de segunda-feira, em Lima, que o Chile é uma ameaça não apenas para a Bolívia como também para o Peru e toda a região, ao referir-se a seu colega chileno, Sebastián Piñera, que se opõe ao pedido boliviana de acesso soberano ao mar que perdeu ante o Chile.

"O governo do Chile não apenas é uma ameaça para a Bolívia, como também para o Peru. O Chile é um perigo para a região", enfatizou Morales falando à imprensa na capital peruana, onde participa na III Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América do Sul e Países Árabes.

"Não posso entender que algumas autoridades (do Chile) tenham esta mentalidade de invadir, ameaçar, quando estamos em outros tempos, não estamos em tempos de colonialismo; ameaçar com força é ameaçar a vida, as nações, é uma ameaça contra os direitos", acrescentou.

Piñera disse na quinta-feira, em Santiago que, como presidente, "vai fazer com que sejam respeitados os tratados que o Chile assinou e vai defender com toda a força do mundo nosso território, nosso mar, nosso céu e nossa soberania".

O presidente chileno respondeu assim a Morales, que, na sede das Nações Unidas, pediu a revisão de um tratado assinado entre os dois países em 1904 que pôs fim à Guerra do Pacífico (1879-1883), na qual a Bolívia perdeu todo seu litoral de 400 km. A Bolívia exige acesso soberano ao litoral, o que o Chile rejeita.