Obama arrecada 181 milhões de dólares em Setembro, um recorde em 2012

Obama arrecada 181 milhões de dólares em Setembro, um recorde em 2012

O presidente americano, Barack Obama, arrecadou em setembro 181 milhões de dólares para financiar sua campanha pela reeleição, um valor recorde em 2012, indicou neste sábado a sua equipe de campanha.

Esta notícia vem depois de vários meses em que as doações do campo republicano superaram com folga as da equipe de Obama, à exceção de agosto.

A um mês exato da votação de 6 de novembro, esta soma permitirá ao campo de Obama inundar as telas de televisão com anúncios. Esta foi mais uma notícia positiva para o lado democrata, que comemorou na sexta-feira o anúncio da redução da taxa de desemprego em setembro para seu nível mais baixo desde a posse do atual presidente, em janeiro de 2009.

Além da angariação de fundos, Mitt Romney pode contar também com um número superior de "SuperPAC", comitês de apoio independentes financiados por empresas e ricos doadores, e que podem gastar à vontade para atacar o governo de Barack Obama e promover seu adversário.

O diretor da equipe de campanha de Obama, Jim Messina, anunciou neste sábado a notícia aos partidários do presidente democrata por meio de uma mensagem eletrônica. "Tenho grandes notícias, e quero que vocês sejam os primeiros a saber", indica Messina em sua mensagem.

"Nós não só superamos a barreira dos 10 milhões de doadores para a campanha 2012 e o Partido Democrata --um recorde (...)--, como também arrecadamos 181 milhões de dólares em setembro com 1,8 milhão de americanos sendo que mais de 567.000 participaram pela primeira vez. Este é de longe o nosso melhor mês até agora", comemorou.

Segundo Messina, a doação média foi de 53 dólares em setembro, e 98% das contribuições foram inferiores ou iguais a 250 dólares.