Diálogo entre Governo e Farc e perspectivas de paz na Colômbia

Diálogo entre Governo e Farc e perspectivas de paz na Colômbia

Está em fase de preparação neste momento em Oslo a abertura oficial da nova negociação de paz entre o Governo de Bogotá e as Forças armadas revolucionárias da Colômbia (Farc), o movimento guerrilheiro de esquerda mais antigo da América latina. No diálogo de paz, que depois da abertura oficial na capital norueguesa realizará as sessões seguintes em Cuba – onde tiveram lugar os encontros secretos preparatórios – concentram-se as esperanças do povo colombiano que finalmente tenha fim o conflito que há décadas devasta o país e que provocou tantas dores, mortes e destruições. Estas esperanças suscitadas pela reabertura do diálogo entre o Governo e as Farc foram realçadas por Bento XVI no Angelus de 9 de Setembro, quando expressou o desejo de que «quantos participarem nesta iniciativa se deixem guiar pela vontade do perdão e da reconciliação, na busca sincera do bem comum».

Recebendo os bispos colombianos em visita ad limina, o Papa elogiou a missão pastoral da Igreja católica na Colômbia, orientada tanto para criar um clima de convivência e de entendimento que contribua para a consecução da paz, como para ajudar muitas pessoas que sofrem. Ao mesmo tempo, o Papa encorajou os mesmos bispos e toda a comunidade eclesial colombiana a «continuar a contribuir para tutelar a vida humana e cultivar a paz».

A prece da Igreja católica na Colômbia no mês de Outubro, em particular com a recitação do terço, pretende aprofundar a mensagem evangélica do perdão e acompanhar os esforços de paz, pedindo pelo bom êxito deste processo de reconciliação nacional.

LR