General John Allen nomeado comandante das forças da OTAN

General John Allen nomeado comandante das forças da OTAN

O general americano John Allen foi nomeado comandante supremo das forças da OTAN (SACEUR) e será substituído na liderança da coalizão internacional no Afeganistão por outro general americano, Joseph Dunford, anunciou o secretário americano de Defesa, Leon Panetta.

O general Allen, que substituirá o almirante James Stavridis "na primavera (do hemisfério norte) " de 2013 no cargo, destinado sempre a um americano, é comandante da força da Otan no Afeganistão desde julho de 2011.

O general Dunford é atualmente o número dois do Corpo de infantaria da marinha dos Estados Unidos, afirmou Panetta junto ao secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, após uma reunião de ministros da Defesa da Aliança em Bruxelas.

A nomeação de ambos por parte do presidente americano Barack Obama deverá ser aprovada pelo Senado.

Aos 59 anos, o general Allen é um marine com muitos diplomas, que contribuiu para a estratégia adotada no Iraque, o que permitiu reduzir o nível de violência.

No Afeganistão supervisionou a luta contra os talibãs, chegando a ter quase 150.000 homens as suas ordens. Cerca de 68 mil americanos e 40 mil militares da Otan seguem em terra, e está previsto que até 2014 tenham transferido a responsabilidade destas tarefas de segurança às forças afegãs.

"Sua experiência à frente da Isaf será essencial para supervisionar a missão da Otan no Afeganistão", disse o chefe do Pentágono em uma coletiva de imprensa.

Rasmussen informou que os 28 países-membros da Otan "aprovaram por unanimidade o general Allen como novo comandante supremo das forças aliadas na Europa".