EUA designam Mara Salvatrucha (MS-13) como importante grupo criminoso

EUA designam Mara Salvatrucha (MS-13) como importante grupo criminoso

O Tesouro dos Estados Unidos designou nesta quinta-feira o violento bando centro-americano Mara Salvatrucha (MS-13) como um "importante grupo criminoso", o que lhe dá autoridade legal para impor sanções.

O Mara Salvatrucha está envolvido em "graves atividades criminosas transnacionais, como narcotráfico, sequestros, tráfico de pessoas, assassinatos, atividades mafiosas, chantagens, extorsão e ofensas migratórias", afirma o Tesouro em um comunicado.

Esta medida é anunciada num momento em que o Mara Salvatrucha mantém uma trégua com o Mara 18 (MS-18) em El Salvador desde março, o que permitiu que fosse reduzido de 14 a 5,5 os homicídios diários nesse país da América Central, a região mais violenta do mundo, segundo a ONU, devido ao crime organizado.

O Mara Salvatrucha, originado nas ruas de Los Angeles por imigrantes centro-americanos foragidos dos civis que atingiram a região na década de 1980, possui atualmente 30.000 membros que operam em El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Estados Unidos.

Um de seus lemas é "Mata, rouba, viola, controla".