Obama entra pressionado no 2º debate contra Romney

Obama entra pressionado no 2º debate contra Romney

O presidente dos EUA, Barack Obama, está sob intensa pressão para ter um desempenho mais incisivo no segundo debate eleitoral contra Mitt Romney, que recupere o impulso de sua candidatura e marque as diferenças políticas com o rival.

Obama, que disputa a reeleição em 6 de novembro, tentará corrigir a forma apática pela qual foi duramente criticado no primeiro debate. O confronto da terça-feira será no formato encontro com eleitores, em que pessoas indecisas podem fazer perguntas diretamente aos candidatos.

"Quase toda pressão desta vez estará sobre Obama, já que ele foi mal no primeiro debate e isso pareceu ajudar Romney e alterou a disputa", disse Andrew Taylor, cientista político da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

"Obama precisa endireitar o barco e injetar confiança nos democratas novamente", afirmou.

O debate de 3 de outubro marcou o início de uma fase de crescimento de Romney nas pesquisas, e os dois candidatos agora aparecem empatados nos levantamentos nacionais de intenções de voto.

A pesquisa diária Reuters/Ipsos da segunda-feira mostrou Obama com 47 por cento e Romney com 45, em situação de empate técnico.

Obama e sua assessoria prometem um candidato mais engajado nos 90 minutos do debate na Universidade Hofstra, em Nova York. O evento será transmitido pela TV.

O formato de encontro com eleitores, segundo especialistas, inibe ataques duros entre os candidatos, por causa do risco de soar agressivo com o eleitor que fez a pergunta.

“ (Esse formato) permite que eles falem diretamente para as pessoas, olhem-nas nos olhos e tentem se conectar, o que não tem sido um ponto forte para nenhum deles", disse Taylor. "Mas é possível fazer pontos fortes com uma luva de pelica. É possível ser incisivo sem parecer duro ou antagonista demais."

Obama foi criticado depois do último debate por não ter conseguido contestar as propostas de Romney para impostos, saúde e empregos, e democratas acusaram Romney de esconder suas posições mais conservadoras.

Jen Psaki, porta-voz da campanha de Obama, disse que o presidente "vai ser firme, mas respeitoso ao corrigir os fatos nas vezes em que esperamos que Mitt Romney irá esconder e distorcer suas próprias políticas".

Obama e Romney se afastaram dos compromissos públicos para se prepararem para o segundo dos três debates. O último será na próxima segunda-feira, 22 de outubro, em Boca Raton, na Flórida, tratando exclusivamente de política externa.

Reuters