Obama e Romney trocam piadas em gala de caridade

Obama e Romney trocam piadas em gala de caridade

Os dois candidatos às presidenciais de 6 de novembro nos Estados Unidos brincaram com o adversário, mas também com eles próprios durante um jantar de beneficência em Nova Iorque. Uma trégua rara, a 19 dias das eleições.

Diante de uma plateia de ricos, poderosos e famosos reunidos no Waldorf Astoria de Manhattan, Barack Obama e Mitt Romney subiram ao palco durante o jantar de Alfred E. Smith, um acontecimento de beneficência para as obras da igreja católica e passagem obrigatória para os candidatos à Casa Branca.

Dois dias depois do segundo debate televisivo com Romney durante o qual revelou uma agressividade que lhe faltara no primeiro, duas semanas antes, Obama garantiu que a razão pela qual se mostrou mais incisivo foi "a longa sesta que fez durante o primeiro frente-a-frente".

De laço branco e casaco de aba de grilo, o Presidente prosseguiu a sua tirada garantindo: "Aprendi muito com esta experiência. Descobri que havia coisas piores do que esquecer-se de comprar um presente no dia de aniversário de casamento". Obama celebrou 20 anos cde casamento com Michelle no dia 3, precisamente a data do segundo debate.

Já Romney, também ele aperaltado, confidenciou à audiência a sua primeira regra na preparação dos debates: "Primeiro, não beber álcool nos 65 anos que antecedem o frente-a-frente". A religião mórmon proíbe a ingestão de bebidas alcoólicas, entre outras regras alimentares como a proibição do café.

As tiradas dos dois candidatos mereceram os aplausos de uma plateia que contou com figuras como o presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, o ex-governador do estado Andrew Cuomo ou o antigo secretário de Estado Henry Kissinger.