Negociações de paz entre governo colombiano e Farc adiadas para segunda-feira

Negociações de paz entre governo colombiano e Farc adiadas para segunda-feira

O início das conversações de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha das FARC foi adiado para segunda-feira, dia 19, em Havana, anunciaram as duas partes em um comunicado conjunto.

"Acertamos continuar com a reunião técnica para analisar os detalhes dos mecanismos para a participação cidadã entre 15 de novembro e até 18 do mesmo mês. Na segunda-feira, 19, em Havana, os delegados negociadores começarão a discussão sobre a agenda acertada", afirmou o comunicado publicado no site da presidência colombiana.

Até agora, se havia descartado que a sociedade civil pudesse ter alguma participação nas conversações, previstas para iniciar na quinta-feira.

Uma comissão técnica do governo colombiano se encontra desde 6 de novembro em Havana, onde se reuniu com representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia para definir detalhes do mecanismo de diálogo.

A mesa de diálogo abordará uma agenda de cinco pontos: tema agrário, participação política, drogas ilícitas, abandono das armas e vítimas.

O processo de paz foi lançado formalmente em 18 de outubro em Oslo.