Obama suspende designação de Allen como comandante da OTAN

Obama suspende designação de Allen como comandante da OTAN

O presidente americano, Barack Obama, suspendeu a designação do general John Allen como chefe supremo da OTAN, diante da investigação sobre as correspondências que trocou com uma mulher, no centro de um escândalo sexual, disse um porta-voz da Casa Branca nesta terça-feira.

"A pedido do secretário de Defesa, o presidente suspendeu a designação do general Allen (...) à espera da investigação sobre sua conduta pelo IG (inspetor geral) do Departamento de Defesa", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.

Um funcionário da Defesa disse que investigadores do FBI descobriram entre 20.000 e 30.000 páginas de correspondência - em sua maioria e-mails - entre Allen e Jill Kelley, figura-chave no escândalo que levou à renúncia de Petraeus como diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

A informação constitui um novo elemento no escândalo que explodiu depois da reeleição do presidente Barack Obama.

Petraeus renunciou abruptamente na semana passada, depois de admitir a relação extraconjugal com sua biógrafa Paula Broadwell.

Kelley, uma mulher de Tampa, Flórida, denunciou ao FBI uma série de e-mails com ameaças que recebeu durante o ano e depois descobriu que partiram de Broadwell. O FBI posteriormente detectou mensagens entre Broadwell e Petraeus que revelavam o relacionamento.

A fonte do Pentágono, que pediu anonimato, disse aos jornalistas que viajam com o secretário de Defesa Leon Panetta que existe uma "clara possibilidade" de que as mensagens eletrônicas de Allen estejam vinculadas ao caso Petraeus.