Aumenta pressão sobre FBI por investigação do caso Petraeus

Aumenta pressão sobre FBI por investigação do caso Petraeus

Um funcionário do alto escalão do Congresso americano convocou o FBI e o Departamento de Justiça a dar explicações sobre a investigação do diretor da CIA, David Petraeus, queixando-se de que o caso permaneceu em segredo durante meses.

Em duas cartas endereçadas ao diretor do FBI, Robert Mueller, e ao ministro da Justiça, Eric Holder, o presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, Lamar Smith, criticou na terça-feira o fato de a Casa branca ter sido informada apenas em 6 de novembro sobre a investigação que começou neste verão (do hemisfério norte).

O próprio Barack Obama soube do envolvimento de David Petraeus apenas em 8 de novembro, dois dias após sua reeleição.

"Quando você foi notificado sobre a investigação pela primeira vez? Quando você soube do envolvimento de Petraeus na investigação?", escreveu Lamar Smith em uma lista de 15 perguntas para o chefe do FBI, que deve se reunir com Lamar no dia 26 de novembro.

Os republicanos do Congresso querem saber porque uma investigação tão delicada envolvendo o chefe da poderosa agência de inteligência foi conduzida por vários meses sem que os responsáveis das comissões de Inteligência do Congresso tenham sido avisados.

O Congresso tem legalmente um papel de supervisão dos casos de inteligência e seus líderes geralmente têm o direito de estar informados. A administração é responsável por transmitir os detalhes das operações e fornecer atualizações regulares.

Também foram listadas questões sobre documentos secretos encontrados, de acordo com a imprensa americana, na casa da biógrafa e ex-amante de David Petraeus, Paula Broadwell.

"O ministério dirige uma investigação para determinar se Paula Broadwell está em posse de documentos secretos e qual era a origem desses documentos? O general Petraeus é alvo de tal investigação?", questiona Lamar Smith para Eric Holder.