Brasil vence Espanha na prorrogação e se proclama campeão de futsal

Brasil vence Espanha na prorrogação e se proclama campeão de futsal

A seleção brasileira de futsal se proclamou neste domingo campeã do mundo pela sétima vez em sua história - quinta vez em campeonatos organizados pela FIFA - ao vencer a Espanha na prorrogação da final do Mundial da Tailândia graças a um gol de Neto, a 19 segundos do fim do jogo.

Depois de terminar o tempo regulamentar empatado (2-2), um gol do brasileiro Neto a 19 segundos do fim do segundo tempo da prorrogação definiu a final disputada entre as duas maiores potências mundiais do Desporto.

Nos primeiros 40 minutos de tempo regulamentar, Neto (25) e Falcão (36) fizeram os golos para os brasileiros, enquanto Jordi Torras (30) e Jesús Aicardo (31) marcaram para os espanhóis.

A partida começou com as duas equipas analisando o adversário e calculando suas jogadas, com o Brasil no domínio da bola, mas sem criar perigo.

A primeira grande chance de gol chegou aos 6 minutos, com um chute de longe de Sergio Lozano que levou perigo ao gol brasileiro. A partir deste momento, a Espanha se livrou do domínio brasileiro, se apoderou da bola e foi superior ao rival.

O encontro seguia pelo mesmo caminho no início do segundo tempo, até que, aos 24 minutos, Rafael disparou com grande potência e o goleiro espanhol Juanjo defendeu, no que foi o primeiro aviso sério dos brasileiros.

Após um escanteio, Neto chegou de fora da área e, com um chute cruzado, não deu chances ao guarda-redes espanhol, abrindo o placar (25).

Depois do golo brasileiro, a partida entrou em uma fase de contínuas interrupções e pouco futebol que pouco beneficiava os espanhóis, que corriam atrás do placar.

O empate com o Brasil veio cinco minutos depois (30), com um gol de Jordi Torras, que aproveitou um rebote e lançou a bola para a baliza do brasileiro Tiago.

Apenas um minuto depois, um chute potente de Jesús Aicardo, que desviou em um zagueiro, enganou Tiago, virando a partida a favor da Espanha.

Torras poderia ter decidido o jogo aos 36 minutos, quando chutou no travessão, mas foi Falcão, o astro brasileiro na virada sobre a Argentina nas quartas de final, o responsável por empatar poucos segundos depois para os brasileiros com uma bomba no ângulo.

Com o fim do tempo regulamentar e o início da prorrogação, as duas seleções mostravam nervosismo, sobretudo a Espanha, que terminou a partida com cinco faltas, fazendo com que qualquer infração se convertesse em tiro livre sem barreira.

As duas equipes tiveram algumas chances de golo, mas Tiago e Juanjo demonstraram porque foram escolhidos para defender suas seleções, e afastaram todas as ameaças.

Faltando um minuto e meio para o fim da prorrogação, o Brasil dispôs de sua melhor chance para levar o título com um tiro livre direto, mas Juanjo parou o chute lançado por Rodrigo.

No entanto, a 19 segundos do fim, o goleiro espanhol não pôde fazer nada para deter o chute de Neto, que marcou, dando o título para sua seleção.

Com esta vitória, o Brasil reedita o título conquistado há quatro anos em seu território e se confirma como a grande potência do futsal mundial, ao ter vencido cinco dos sete mundiais organizados pela FIFA disputados até agora (no total, o Brasil acumula sete títulos em mundiais de futsal). A Espanha, por sua vez, ganhou os outros dois campeonatos.

Na partida pela terceira posição, a Itália venceu a Colômbia por 3 a 0.