Discórdia sobre orçamento ameaça pôr EUA em recessão, diz Bernanke

Discórdia sobre orçamento ameaça pôr EUA em recessão, diz Bernanke

O chairman do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, afirmou nesta terça-feira que os políticos norte-americanos devem chegar a um acordo oportuno sobre o orçamento para garantir que a recuperação econômica não saia dos trilhos.

O poderoso chefe do banco central disse que a economia dos Estados Unidos pode ter um 2013 forte se os políticos chegarem rapidamente a um acordo para evitar o chamado abismo fiscal, acrescentando que o estímulo mais recente do Fed continuará dando apoio.

Bernanke argumentou que os temores sobre o abismo de vencimento de cortes de impostos e reduções de gastos do governo, programados para entrar em vigor no começo do ano que vem, já estão causando incertezas nos mercados financeiros e possivelmente prejudicando o crescimento.

"Tais incertezas só serão aumentadas por discórdia e atraso", disse ele em comentários preparados para o Clube Econômico de Nova York. "Por outro lado, cooperação e criatividade para dar clareza fiscal --em particular, um plano para resolver as questões orçamentárias de longo prazo sem prejudicar a recuperação-- podem ajudar a tornar o novo ano muito bom para a economia norte-americana."