OCDE pede aperto fiscal gradual nos EUA para preservar crescimento

OCDE pede aperto fiscal gradual nos EUA para preservar crescimento

Uma política fiscal mais apertada nos Estados Unidos deveria ser implementada gradualmente, afirmou nesta terça-feira a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conforme estimou crescimento econômico moderado no ano que vem.

Cortes automáticos de gastos do governo e aumentos de impostos, conhecidos como "abismo fiscal", começarão no início de 2013, enxugando aproximadamente 600 bilhões de dólares da economia a menos que o Congresso norte-americano e a administração de Obama consigam chegar a um plano para aliviar o problema.

Em seu último relatório sobre as perspectivas econômicas, a OCDE afirmou que, embora a redução do grande déficit orçamentário seja necessária para colocar o país num caminho fiscal sustentável, isso deve ser feito gradualmente e num contexto de um plano de consolidação de médio prazo bem identificado.

"O ritmo de consolidação deve ser gradual para não tirar dos trilhos uma recuperação que já é fraca", disse a OCDE. "Se não resolvido, o abismo fiscal pode gerar uma queda significativa da atividade em 2013."

Os Estados Unidos têm registrado déficits orçamentários acima de 1 trilhão de dólares por três anos seguidos, e caminha na mesma direção para o quarto ano.

A OCDE estimou que o crescimento na maior economia do mundo ficará em média em 2,2 por cento em 2013, acima da projeção de 1,8 por cento para este ano. A produção deve expandir a uma média de 3,2 por cento no ano que vem.

O Produto Interno Bruto (PIB) anual expandiu a uma média de 2,1 por cento nos últimos dois anos. As previsões da OCDE presumem que a redução do déficit orçamentário dos Estados Unidos esteja limitada a 1,5 por cento do PIB tanto em 2013 como em 2014.

Mas a OCDE afirmou que obstáculos econômicos continuarão vindo da crise da dívida na Europa e da desaceleração da demanda global.