Presidente da Colômbia considera positivas as reuniões com as FARC

Presidente da Colômbia considera positivas as reuniões com as FARC

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu na noite de domingo sua equipe de negociadores nas conversações de paz com a guerrilha das FARC e disse que o relatório que recebeu foi positivo.

"O balanço da primeira reunião é positivo", escreveu o presidente em seu Twitter.

Santos reiterou que o diálogo transcorrido em Cuba deve ter uma duração média e calculou que deve concluir no mais tardar em Novembro de 2013.

Os delegados do governo da Colômbia e da guerrilha das FARC terminaram com avanços na quinta-feira a primeira rodada de conversações de paz em Havana, que serão retomadas em 5 de dezembro, com vistas a por fim a um conflito armado que dura quase meio século.

Na quarta-feira, a guerrilha já tinha elogiado a celebração das "Mesas Regionais de Paz", uma iniciativa do Congresso colombiano, afirmando que estas garantem a participação popular no diálogo.

Ambas as partes informaram em um comunicado conjunto que "a Mesa será retomada para negociações sobre o primeiro ponto da Agenda (a questão agrária) na quarta-feira, 5 de Dezembro".

A agenda inclui também outros quatro pontos: drogas ilícitas, participação política, abandono das armas e reparação às vítimas.

As duas partes anunciaram, em setembro, que dialogariam para encerrar o conflito que, em quase meio século deixou 600.000 mortos, 15.000 desaparecidos e quase quatro milhões de deslocados.

O processo foi formalmente lançado em 18 de outubro em Oslo, capital da Noruega.