HRW pede a Dilma que fale com Putin sobre repressão na Rússia

HRW pede a Dilma que fale com Putin sobre repressão na Rússia

A organização americana Human Rights Watch (HRW) pediu nesta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff que trate o tema da repressão à sociedade civil na Rússia durante sua reunião desta sexta-feira com o líder russo, Vladimir Putin.

Seria um "grande erro a presidente Rousseff ignorar a repressão na Rússia, que viola os princípios básicos em direitos humanos que o Brasil tem adotado internamente e em suas obrigações internacionais", disse o diretor para as Américas da HRW, José Miguel Vivanco.

Dilma Rousseff, que será recebida por Putin em Moscovo na sexta-feira, deve manifestar sua "preocupação" com a série de leis que restringem organizações não governamentais e protestos pacíficos, e criminalizam a calúnia, segundo a organização de direitos humanos.

"O Brasil deixou seu passado autoritário para trás há muito tempo, mas não se pode dizer o mesmo da Rússia", destacou Vivanco. "Há sérios problemas de direitos humanos no Brasil, mas o governo aceita a contribuição da sociedade civil. Rousseff deve dizer a Putin para fazer o mesmo".