Aliados de Chávez vencem eleições estaduais na Venezuela

Aliados de Chávez vencem eleições estaduais na Venezuela

Aliados do presidente Hugo Chávez venceram as eleições em quase todos os 23 Estados da Venezuela no domingo, mas Henrique Capriles consolidou-se como principal líder da oposição ao conquistar a reeleição como governador.

Capriles, governador de Miranda, derrotou o ex-vice-presidente de Chávez Elías Jaua e manteve o controle do segundo Estado mais populoso do país, deixando-o como provável candidato da oposição caso Chávez, que passa por tratamento contra o câncer, seja forçado a se afastar.

O Partido Socialista, de Chávez, ampliou o controle no país membro da OPEP tirando quatro governos das mãos da oposição, vencendo em 20 dos 23 Estados.

Possivelmente beneficiando-se de uma onda de simpatia com a batalha de Chávez para se recuperar de uma cirurgia contra o câncer, o partido teve algumas vitórias surpreendentes, incluindo no Estado mais populoso, Zulia.

A reeleição do jovem Capriles vai ajudar a manter a unidade entre a oposição historicamente fragmentada em uma potencial eleição contra o vice-presidente Nicolás Maduro, o ungido de Chávez como sucessor.

"Estou feliz por Miranda, mas não por nossa Venezuela", disse Capriles, acusando candidatos do Partido Socialista de terem explorado a doença de Chávez na campanha. "O dia terá de vir, quando nós derrotarmos este abuso de poder."

Capriles venceu por apenas quatro pontos percentuais, diferença inferior ao que sua campanha e a que a maioria dos analistas tinham previsto.

Outro líder proeminente da oposição, Henri Falcón, um antigo aliado do governo que rompeu com Chávez em 2010, também ganhou a reeleição. Sua grande popularidade e apelo para os eleitores da classe trabalhadora fazem com que muitos também o considerem um potencial desafiante ao governo socialista.

No Estado de Bolívar, ao sul, o candidato de oposição se recusou a aceitar os resultados oficiais que mostraram sua derrota e pediu aos apoiantes para protestarem nas ruas.