Em dia histórico, Carolina do Sul nomeia primeiro senador negro

Em dia histórico, Carolina do Sul nomeia primeiro senador negro

Pela primeira vez na história da outrora segregacionista Carolina do Sul (sudeste), um negro irá representar aquele estado no Senado americano, após a nomeação, nesta terça-feira, de Tim Scott pela governadora Nikki Haley.

Tim Scott será o primeiro senador negro a representar este estado, onde a segregação entre brancos e negros se estendeu legalmente até os anos 1960, e será o sétimo negro na história desta câmara legislativa.

"Hoje é um dia histórico e estou orgulhosa", disse Hale, durante entrevista coletiva em Columbia, capital do estado.

Um dos senadores atuais pela Carolina do Sul, Jim DeMint renunciou em dezembro para se dedicar a dirigir um centro de reflexão conservador, a Heritage Foundation, o que deu à governadora o poder para designar seu sucessor até que se celebre uma eleição especial em 2014.

"Este é um dia que esperamos longamente nos Estados Unidos e estou muito orgulhosa de tê-lo vivido", declarou o outro senador do estado, Lindsey Graham.

Com 47 anos, Scott é actualmente membro da Câmara de Representantes e o vinculam aos ultraconservadores do "Tea Party".

"Nosso problema, senhoras e senhores, são os gastos. Não temos problemas de ingressos fiscais", declarou Scott esta segunda-feira,

Criado por uma mãe divorciada, mau aluno, Tim Scott atribuiu seu êxito a um encarregado da rede Chick-fil-A, John Moniz, que lhe transmitiu valores conservadores.

Quando assumir o cargo em Janeiro, ele se tornará o primeiro integrante negro do Senado actual.

Os negros são mais numerosos na Câmara de Deputados, onde ocupam 42 cadeiras. Quase todos (40) são democratas.