George H. Bush nos cuidados intensivos

George H. Bush nos cuidados intensivos

O antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush está internado na unidade de cuidados intensivos de um hospital em Houston, Texas, com “prognóstico reservado”, adiantou o porta-voz da família, Jim McGrath, esta quarta-feira.

“O Presidente está consciente e conversa com a equipa médica e está rodeado pela família”, informou numa nota sobre o estado de saúde do pai do ex-Presidente George W. Bush.

“Depois de uma série de contratempos, incluindo uma febre persistente, o Presidente Bush deu no domingo entrada na unidade de cuidados intensivos do Hospital Methodist, onde continua com prognóstico reservado”, disse, acrescentando que “os médicos continuam cautelosamente optimistas sobre os desenvolvimentos do tratamento”.

Aos 88 anos, Bush deu entrada naquele hospital a 23 de Novembro com uma bronquite. Em meados de Dezembro, um porta-voz do hospital disse que tudo indicava que pudesse passar o Natal em casa, mas mais tarde viria a explicar que os médicos achavam que era melhor que o antigo Presidente norte-americano recuperasse energias antes de ter alta. Há mais de um ano que a doença de Parkinson o deixou numa cadeira de rodas, disse McGrath num e-mail citado pela agência Reuters.

Republicano, foi o 41.º Presidente dos Estados Unidos. Chegou ao poder em 1989 e cumpriu um mandato. Foi também congressista, embaixador nas Nações Unidas, enviado à China, director da CIA e vice-presidente nos dois mandatos de Ronald Reagan.