Nova Iorque decreta estado de emergência devido a surto de gripe

Nova Iorque decreta estado de emergência devido a surto de gripe

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência sanitária para a cidade na sequência de uma epidemia de gripe que já afectou mais de 19 mil pessoas neste estado.

Para tentar controlar a situação, as autoridades concederam também autorização às farmácias para poderem vacinar bebés e crianças contra o vírus da gripe, já que esta é a forma de prevenção mais eficaz e permite também que mesmo que o doente seja contagiado a infecção se expresse com menos intensidade. Contudo, a situação ainda poderá demorar umas semanas a ficar controlada já que o vírus está a circular com bastante força em muitos estados norte-americanos e em outros países.

Neste Inverno já foram registados quase 29 mil casos de gripe nos Estados Unidos e 20 crianças morreram na sequência da infecção, de acordo com dados do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças daquele país. Mas as autoridades alertam que o número de afectados poderá ser bastante maior, já que muitas das pessoas acabam por não recorrer a cuidados médicos num país em que uma grande parte da população continua a não ter seguro de saúde. O mesmo centro já veio, porém, afirmar que as vacinas contra a gripe ainda não são totalmente eficazes – funcionam em 60% a 70% dos casos – pelo que apelam a mais investimento nesta área nos próximos anos.

Andrew Cuomo, perante a epidemia deste vírus potencialmente mortal, considerou que havia vantagem em autorizar os farmacêuticos a imunizarem a população com menos de 18 anos. Até agora esta classe profissional só podia administrar vacinas a partir desta idade. O governador apelou também a toda a população de Nova Iorque que ainda não está vacinada que procure os locais habituais “imediatamente”. E referiu em específico todos aqueles que têm contacto com crianças ou com doentes crónicos, já que são grupos de risco mais vulneráveis ao vírus.

No último Inverno estima-se que tenham existido menos de 5000 casos, quando neste ano o número já ultrapassa os 19 mil. A gripe é uma infecção aguda viral provocada pelo influenza, que afecta sobretudo o sistema respiratório. No adulto, o quadro clínico típico caracteriza-se pelo aparecimento súbito de mal-estar geral, febre, dores musculares e nas articulações, arrepios, dor de cabeça e corrimento nasal.