“Apareça” Presidente Chávez, “fale à Venezuela”

“Apareça” Presidente Chávez, “fale à Venezuela”

O principal líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, desafiou o Presidente Hugo Chávez, a aparecer e falar aos venezuelanos. Chávez permanece invisível e mudo desde o início da hospitalização em Cuba, a 10 de Dezembro de 2012.

“Se o Presidente da República pode assinar decretos, eu apelo a que apareça, que fale à Venezuela”, declarou Capriles nesta quinta-feira à noite, pouco depois da publicação em Diário da República da nomeação do novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Elias Jaua.

"Que nos explique o que se passa com o Governo, porque na Venezuela há um problema de governo", na ausência do Presidente, disse Capriles, candidato derrotado por Chávez nas eleições presidenciais de Outubro de 2012.

O vice-presidente Nicolás Maduro fez saber na terça-feira que o Presidente Chávez tinha decidido nomear o antigo vice-presidente Elias Jaua, 43 anos, para o posto de Ministro dos Negócios Estrangeiros. O cargo era ocupado por Maduro desde 2006, que acumulava essa função com a de vice-presidente desde Outubro.

Após uma estadia de quatro dias em Havana, Nicolás Maduro, herdeiro político escolhido pelo Presidente, anunciou que Hugo Chávez, 58 anos, "estava a recuperar". O Presidente sofreu uma grave infecção respiratória depois da quarta cirurgia a um cancro, realizada no dia 11 de Dezembro de 2012.

"O Presidente toma as suas decisões. Estivemos com ele para que pudesse arbitrar diversas questões", explicou o ministro da Energia e do Petróleo Rafael Ramírez, que também esteve em Cuba.

Chávez, no poder desde 1999, foi reeleito a 7 de Outubro de 2012 para um terceiro mandato. Mas por razões de saúde não tomou posse, como prevê a Constituição, no dia 10 de Janeiro de 2013. A oposição criticou vivamente a decisão do Supremo Tribunal de aceitar o adiamento da tomada de posse.