EUA intensificam apoio à ofensiva contra radicais islâmicos no norte do Mali

EUA intensificam apoio à ofensiva contra radicais islâmicos no norte do Mali

A aviação americana começou a participar mais ativamente da intervenção militar de tropas francesas e africanas contra radicais islâmicos no norte do Mali. O porta-voz do comando americano para a África (Africom), Benjamin Benson, baseado em Stuttgart, na Alemanha, disse hoje que a aviação americana transporta soldados franceses e material à capital Bamako.

Segundo o porta-voz, a aviação dos Estados Unidos realizou ontem dois voos da base militar francesa de Istres (sudeste) para Bamako e têm outros dois voos programados nesta terça-feira. Um avião de transporte americano C-17 transporta soldados e material, afirmou o porta-voz. "Os voos são programados em função das necessidades do Exército francês", disse Benson.

O porta-voz confirmou que os Estados Unidos dão apoio logístico e de inteligência à intervenção francesa, mas não comentou se tem havido uso de aviões de vigilância teleguiados no Mali. Além dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Bélgica, Canadá e Dinamarca dão apoio logístico à intervenção francesa.

Os 2 mil soldados franceses que atuam junto das tropas africanas no Mali rumam para o extremo norte do país, onde os radicais islâmicos da Al Qaeda teriam se refugiado depois dos bombardeios iniciados pela França no dia 11 de janeiro.