Estados Unidos: Republicanos e democratas juntos num projeto de legalização de imigrantes clandestinos

Estados Unidos: Republicanos e democratas juntos num projeto de legalização de imigrantes clandestinos

Em colaboração, um grupo de senadores democratas e republicanos apresentou uma proposta de legalização de cerca de 11 milhões de imigrantes clandestinos nos Estados Unidos.

A proposta é apoiada por pesos pesados dos dois campos políticos e foi bem recebida pela Casa Branca. O antigo candidato à presidència, John McCain, defende-a desta forma:

 “Nós temo-nos contentado, durante muito tempo, em permitir ter pessoas para cortar a relva, servir-nos, limpar as nossas casas, tomar conta dos nossos filhos, sem lhes proporcionarmos os benefícios que engrandecem o nosso país. Penso que todos nós aqui concordamos que não é benéfico para o nosso país ter estas pessoas assim escondidas na sombra”.

A proposta surge na véspera de Barack Obama apresentar o seu próprio plano para a reforma migratória. Obama, cujo projeto difere ligeiramente do dos senadores, saúda a iniciativa.

A questão tem que passar pelo congresso e não é garantido que agrade a todos os congressistas. Uma tentativa de reforma foi rejeitada no final do mandato de George W. Bush.

EN