Homem mantém criança em abrigo subterrâneo há cinco dias nos EUA

Homem mantém criança em abrigo subterrâneo há cinco dias nos EUA

Há cinco dias que um menino de cinco anos é mantido num abrigo subterrâneo por homem de 65 anos, que depois de ter matado o motorista do autocarro escolar em que a criança seguia na última quarta-feira com outros colegas a sequestrou na localidade de Midland City, no estado norte-americano do Alabama. A polícia tem mantido contacto com o sequestrador para garantir que a criança está a ser medicada. O menino sofre de autismo.

Desde o dia 30 de Janeiro, que o homem mantém um aluno de uma escola local de Midland City sob sequestro num abrigo na sua casa, sem que se conheçam os motivos, como adiantou o porta-voz da polícia de Alabama, Kevin Cook. Desconhece-se também o que levou Jimmy Dykes a entrar num autocarro escolar, matar o motorista e depois sequestrar uma das 20 crianças que seguiam no interior. O caso acontece cerca de dois meses depois de 20 crianças e seis adultos terem sido mortos por um jovem na Escola Primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, deixando os Estados Unidos em estado de choque.

Após o sequestro na quarta-feira, o homem levou a criança para um abrigo subterrâneo na sua casa, junto à qual a polícia montou um enorme dispositivo para apoiar as operações de negociação para que a criança seja libertada. A polícia tem mantido em segredo o conteúdo das conversas feitas com o sequestrador através de um tubo de ventilação, deixando apenas passar a informação de que este garante que o menino “está em boa condição física”. Com a chegada de uma equipa de resgate do FBI, as informações que são passadas para o exterior têm sido ainda mais escassas. Será esta equipa que está a liderar as negociações com o sequestrador e a tentar garantir que a criança seja libertada em segurança. Suspeita-se que o sequestrador tenha acesso às notícias através de televisão ou rádio, o que pode explicar a os escassos dados que têm sido avançados à comunicação social.

Numa curta conferência de imprensa realizada este sábado, Wally Olson, xerife de Dale County, disse citado pela agência Reuters que as autoridades têm estado “em constante contacto” com o suspeito, que acreditam ser Jimmy Lee Dykes, um veterano de guerra e antigo camionista. O responsável da polícia recusou avançar se o homem impôs condições para libertar a criança. Wally Olson adiantou apenas que o sequestrador permitiu que fossem entregues livros para colorir, brinquedos e os medicamentos que o menino toma por sofrer de autismo, e garantiu que tem aquecedores eléctricos para que a criança não passe frio. “Quero agradecer-lhe por estar a cuidar da nossa criança. Isso é muito importante”, concluiu o xerife.

Pouco se sabe sobre Jimmy Lee Dykes e as únicas informações que chegam aos jornalistas são dadas por vizinhos do homem de 65 anos. Dykes ter-se-à mudado para a zona de Midland City há dois anos. Era frequente ser visto a patrulhar a sua casa à noite, munido de uma arma e uma lanterna. Reservado, passava grande parte do seu dia a construir um abrigo subterrâneo. É acusado pelos vizinhos de espancar e matar o próprio cão. Tinha actualmente um processo em tribunal contra um vizinho.