Incerteza sobre ex-polícia em fuga na Califórnia

Incerteza sobre ex-polícia em fuga na Califórnia

A incerteza sobre o destino de Christopher Dorner, um ex-polícia suspeito de quatro assassinatos na Califórnia, chegou ao ponto máximo na noite de terça-feira, depois de um incêndio em uma cabana na qual o fugitivo estava entrincheirado após seis dias de perseguição.

A imprensa local informou que o corpo carbonizado de Dorner foi encontrado nos escombros da cabana incendiada após um intenso tiroteio, que terminou com a morte de um policial e outro oficial gravemente ferido.

Mas a polícia negou a informação e destacou que era cedo para saber se o fugitivo está vivo ou morto, ou se conseguiu fugir da cabana perto de Big Bear, uma estação de esqui 160 km ao leste de Los Angeles nas montanhas de San Bernardino.

"Esta cabana está com uma temperatura muito alta para entrar no local. Qualquer informação de que Christopher Dorner tenha sido identificado não é correta", disse Andrew Smith, do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).

"No entanto, acreditamos que a pessoa entrincheirada ainda está ali, apesar do incêndio", afirmou pouco depois a porta-voz da prefeitura de San Bernardino, Cindy Bachman, que não confirmou a identidade do indivíduo.

"A descrição do sujeito coincide com a de Christopher Dorner, temos razões para acreditar que é ele", disse. Durante a fuga cinematográfica fuga, Dorner entrou à força em uma casa de Big Bear, da qual fugiu na manhã de terça-feira em um veículo roubado.

Após uma perseguição policial, o fugitivo se entrincheirou em outra cabana, onde aconteceu o tiroteio durante o qual foram atingidos dois policiais. Pouco depois a casa explodiu em chamas. Durante horas, os canais de televisão americanos exibiram imagens do incêndio.

"Até que Christopher Dorner tenha sido identificado como morto, esteja algemado ou na prisão, continuaremos operando como se estivesse fugitivo. Garantimos que os cidadãos de Los Angeles estão a salvo", disse Bachman. Mas os moradores de Los Angeles faziam piadas nas redes sociais, com direito a diversos "memes", incluindo um no qual a fotografia do fugitivo aparece com a frase "Big Bear? Melhor procurar em Islamabad".

Em um manifesto macabro publicado na internet, Dorner, 33 anos, havia jurado uma vingança sangrenta ao LAPD por sua demissão, ocorrida em 2008 e que ele considerava motivada por racismo.