Rand Paul e Marco Rubio, os preferidos pelos conservadores dos EUA

Rand Paul e Marco Rubio, os preferidos pelos conservadores dos EUA

Os conservadores dos Estados Unidos preferem Rand Paul, um senador próximo ao Tea Party, e o senador de origem cubana Marco Rubio para representá-los eventualmente nas eleições presidenciais de 2016, segundo uma pesquisa informal realizada durante a conferência partidária anual.

Rand Paul, senador por Kentucky (centro-leste), apoiado pela ala mais dura do partido e que se destacou recentemente por falar durante horas para bloquear uma decisão parlamentar, contabilizou 25% dos votos, apenas dois pontos a mais do que Marco Rubio, senador pela Flórida (sudeste), segundo uma consulta a 2.930 participantes na conferência CPAC (Conservative Political Action Conference), realizada perto de Washington.

Nenhum outro conservador conseguiu obter uma aprovação de dois dígitos. O ex-senador Rick Santorum ficou em terceiro, com 8% das preferências, seguido de perto pelo governador de Nova Jersey (leste) Chris Christie (7%) e pelo candidato à vice-presidência em 2012 Paul Ryan (6%).

Os militantes foram interrogados durante os três dias da CPAC, entre quinta-feira e sábado, em uma consulta informal que é organizada todos os anos pela CPAC.

Rand Paul manteve bloqueada no início de março, falando durante 13 horas consecutivas, a designação à liderança da CIA de John Brennan, arquiteto da controversa campanha militar com drones no Afeganistão e Paquistão.

Defensor ferrenho dos direitos individuais, filho do pré-candidato presidencial nas primárias republicadas de 2012 Ron Paul, Rand Paul considerou na quinta-feira passada que "o antigo partido Republicano está no chão e coberto de pó", e se pronunciou a favor de que seu partido político transmita uma "mensagem ampla" que atraia todos os americanos.

Marco Rubio, com quem os republicanos contam para voltar a captar o voto do eleitorado latino, opinou, por sua vez, que o partido conservador "não precisa de uma ideia nova". "Há uma ideia, uma ideia que se chama 'América' e ainda funciona", assegurou Rubio, cuja ascensão na vida política, da assembleia local da Flórida até o Senado, se baseou simplesmente em uma mensagem de "oportunidade para todos".