Maduro com vantagem de 14 pontos em relação a Capriles

Maduro com vantagem de 14 pontos em relação a Capriles

O Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, leva uma vantagem de 14 pontos em relação ao candidato da Mesa da Unidade Democrática (MUD), Henrique Capriles, nas intenções de voto dos venezuelanos, segundo uma sondagem divulgada esta semana.

As eleições – as primeiras sem Hugo Chávez desde 1998 – estão marcadas para 14 de Abril, mas se se realizassem hoje, Maduro venceria com 49,2% e Capriles ficar-se-ia por 34,8%, segundo a sondagem da Datanálisis.

O inquérito baseia-se em entrevistas realizadas entre 11 e 13 de Março, menos de uma semana depois de ter sido anunciada a morte do Presidente Chávez, no dia 5 de Março, depois de mais de ano e meio a lutar contra um cancro.

A sondagem confirma a vantagem do oficialismo, já expressa noutras sondagens que dão uma vantagem sólida do homem que Hugo Chávez escolheu para ser seu sucessor.

“Tendo em conta o período relativamente curto da campanha, o efeito de simpatia após a morte de Chávez, as restrições aos meios de comunicação e a desmobilização da oposição após as derrotas do ano passado (presidenciais e regionais), Maduro continua a ser o favorito”, refere uma nota de avaliação do banco Barclays, onde é divulgada a sondagem.