Uma mulher vai chefiar pela primeira vez os Serviços Secretos norte-americanos

Uma mulher vai chefiar pela primeira vez os Serviços Secretos norte-americanos

É uma estreia: os Serviços Secretos norte-americanos vão ficar nas mãos de uma mulher, depois de o Presidente Barack Obama nomear Julie Pierson para chefiar os Serviços Secretos, cuja principal responsabilidade é proteger o Presidente e combater a fraude e a contrafacção.

O antigo director dos Serviços Secretos, Mark Sullivan, esteve à frente do organismo nos últimos sete anos e anunciou a sua reforma no mês passado, depois de ter pedido desculpa por um escândalo que marcou os serviços: em Abril passado, na preparação de uma visita de Obama a Cartagena, vários agentes levaram prostitutas para os seus quartos, seguindo-se uma discussão. Uma das prostituas apresentou uma queixa às autoridades colombianas, dizendo que os agentes se terão recusado a pagar a quantia combinada por serviços sexuais.

Segundo o Washington Post, parte das razões para a escolha de Obama prendem-se com o objectivo de acabar com a cultura machista associada aos Serviços Secretos.

Pierson, 53 anos, era até agora a chefe de gabinete dos Serviços Secretos. Nativa de Orlando, ainda foi polícia três anos na cidade antes de mudar de cidade e emprego.

Foi então, há 30 anos, que começou a sua carreira como agente dos Serviços Secretos em Miami, chefiando mais tarde uma delegação na Florida e sendo ainda vice-directora do Gabinete de Recursos Humanos e Treino. É a agente (mulher) com patente mais alta nos Serviços Secretos.

“Conheço a Julie e trabalhei com ela durante quase 30 anos”, disse o ex-director. “Demonstrou sempre bom senso, liderança, carácter e empenho”, declarou. “Sei que fará um trabalho excepcional”, concluiu Sullivan.

A nomeação para este cargo não tem de ser sujeita a confirmação pelo Senado. A notícia foi avançada aos media norte-americanos por uma fonte não identificada; esperava-se que o Presidente Obama fizesse o anúncio desta nomeação apenas na próxima terça-feira.