Obama abre caminho para envio de armas à Somália

Obama abre caminho para envio de armas à Somália

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu caminho nesta segunda-feira para a entrega de ajuda militar à Somália, cujo governo combate rebeldes islâmicos, após a ONU relaxar em março o embargo de armas sobre Mogadíscio.

Obama firmou um memorando autorizando seu secretário de Estado a iniciar análise sobre o envio de armas e equipamentos de defesa à Somália no interesse nacional dos Estados Unidos e da promoção da paz e da estabilidade na África Oriental.

"Os Estados Unidos estão comprometidos em ser um sócio, a longo prazo, para oferecer ajuda às forças de segurança da Somália para que se convertam em militares profissionais", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Caitlin Hayden.

A funcionária destacou que a decisão de se enviar armas a Mogadíscio ainda não foi adotada formalmente.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas suspendeu o embargo, vigente durante vinte anos, sobre a venda de armas à Somália, exceto para mísseis terra-ar, canhões de grosso calibre, mísseis antitanque e equipamento de visão noturna.

Os rebeldes islâmicos shebab, expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011, mantém uma campanha de ataques e atentados contra o governo somali.