Venezuelanas que não amamentem arriscam multas

Venezuelanas que não amamentem arriscam multas

Uma das mais recentes propostas do partido socialista, ao qual pertence Nicolás Maduro, está a causar muita polémica. Se for a lei for aprovada, o Estado vai passar a poder obrigar as mães da Venezuela a amamentarem, as ‘infractoras’ ficarão sujeitas ao pagamento de multa.

A intenção até poderia ser boa, a proposta alegadamente visa promover o aleitamento materno, no entanto, a pediatra e presidenta da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés, Ana Jorge, afirma que a criação de sanções vai “contra o defendido pela Organização Mundial de Saúde”, cita o Diário de Notícias.

Para a antiga ministra da Saúde, “não se pode penalizar uma mulher por não querer dar de mamar”. Ana Jorge acredita que é preciso apoiar a mãe na decisão de amamentar, “mas em nenhum caso fazê-la sentir-se culpada ou frustrada se não quiser ou não conseguir fazê-lo”.

A proposta será debatida esta semana na Venezuela, além das multas que podem ir dos 255 aos 38 mil euros, a nova lei, a ser aprovada, vai proibir a publicidade a produtos como biberões, tetinas, chupetas e leites artificiais.